APETEBI, A ESPOSA DE ORUNMILA

Orunmila viajou para Ootufe, quando o rei de Asedo enviou-lhe uma mensagem para que viesse predizer para ele e o povo de sua cidade que estavam necessitando de trabalho espiritual.

Orunmila enviou-lhe três sacerdotes para fazer advinhação:

Obara Egun Tan

Egun Pin Pin Pin Pin lomo odo segun.

A adivinhação por Ifa foi realizada para Orunmila no dia em que ele estava indo para a cidade de Asedo para os trabalhos espirituais.

O sacerdote de Ifa disse-lhe que era necessário um sacrifício para que tudo que fizesse em Asedo tivesse sucesso.

Orunmila realizou o sacrifício. O sacerdote também o alertou que ele não rejeitasse ninguém e que havia uma mulher em sua vida em Asedo e que ele não a podia negligenciar.

Logo em seguida, Orunmila foi para Asedo. Quando ele estava quase entrando na cidade, começou a chover.

Era uma chuva tão forte que Orunmila teve que parar em um bosque antes da cidade. Ele encontrou uma cabana, mas não encontrou seu dono.

Orunmila entrou e se deparou com uma mulher lá dentro.

A mulher foi muito gentil e recebeu Orunmila com muito carinho. Preparou-lhe o que comer. E tomou suas roupas molhadas para secar.

Como a chuva ainda não tinha parado quando escureceu, Orunmila concordou em permanecer na cabana e ali pernoitar. A mulher estava muito feliz em receber Orunmila.

Ela pediu a Orunmila passar a noite e em seguida informou-o que não tinha marido e que este era o maior problema de sua vida. Ela implorou mesmo para que ele fosse seu marido.

Orunmila concordou e dormiram até a manhã seguinte. Quando Orunmila estava pronto para ir para o palácio, viu claramente a mulher, viu que era uma leprosa.

Agradeceu-lhe por sua hospitalidade e prometeu ajudá-la quando quer que pudesse.

Orunmila partiu e se encaminhou para o palácio de Asedo. O rei o recebeu gentilmente e deram-lhe um quarto no palácio como um convidado especial.

Logo começou seu trabalho para o rei, para o chefe, para o pobre e para o rico. Orunmila permaneceu em Asedo por vários anos e tudo o que fez frutificou.

O rei e seus súditos estavam cheios de agradecimentos a ele. Como resultado,Orunmila tornou-se um homem bem sucedido, com muitos escravos, cavalos, dinheiro e várias esposas.

E se estabeleceu confortavelmente em Asedo.

A cada cinco dias ele e alguns sacerdotes de Asedo iam ao palácio para as consultas do rei.

Realizaram sacrifícios para ele e deram-lhe recomendações espirituais.

Certo dia, quando Orunmila e seus discípulos voltavam do palácio real, havia uma

leprosa esperando por ele. Ela reconheceu Orunmila apesar de suas roupas caras, a coroa e seus colares no pescoço.

Ela refreou Orunmila e pediu que ele se lembrasse de sua promessa a ela. Todo o corpo da guarda dos sacerdotes de Orunmila ficou enfurecido e queriam enxotar a mulher.

Quando ela tentou tocar suas vestes, eles a empurraram. Mas Orunmila os convenceu a deixá-la expor sua questão. Ela chorava:

“Você é meu marido. Você me rejeitou”. Orunmila então lhe perguntou quando isso aconteceu.

Ela o fez lembrar do dia anterior a sua entrada na cidade de Asedo, quando chovia e ele não pôde continuar sua jornada até o palácio de Asedo.

Então Orunmila se lembrou e perguntou: “Você não era leprosa?”

Ela respondeu que sim e pediu a Orunmila que permitisse que ela fosse até a casa dele para uma consulta e preparasse um remédio para curar sua lepra.

A partir disso, ela começou a ter filhos de Orunmila, a maioria mulheres. Quando elas cresceram, Orunmila deu, uma a uma, em casamento a um Babalawo. Quando o sacerdote de Ifa perguntou a Orunmila a razão porque fazia aquilo ele explicava que “a-criança-cuja-mãe-curamos-da-lepra deveria ser chamada de Apa-ete-bii” .

Desde então, todas as esposas de sacerdotes ( BABALAWOS) de Ifa são chamadas de Apetebii e, algumas vezes, antes de uma mulher se casar com um Babalawo, ela é chamada de Iyawo Ifa, mas uma vez casada é chamada de Apetebi.

Apètèbí

Este é um dos nomes para as esposas dos babaláwos.

Os acontecimentos que envolvem a emergência do nome estão
Registados em um verso do odu obara ògúndá.

Diz assim:
Obara Eguntan
Egun pin
Pin Pin Pin
Babalawo de lo sefa divertido de
Nd awon lo difa fun orunmila
Nijo nsawo asedo 
A maldição está acabada
Fechando a porta com força contra qualquer maldição futura
Eles são os que fizeram adivinhação para o morteiro
Também fizeram adivinhação para orunmila
No dia em que se estava a embarcar em uma viagem de adivinhação à casa de Àsedó
Orunmila recebeu uma mensagem de que deveria embarcar em um
Viagem a uma determinada cidade chamada àsedó.

O Rei da cidade lhe convidado a ir e fazer adivinhação para ele e todos os
habitantes.

Na verdade, deveria ir e ficar com eles por um tempo como seu sacerdote chefe de Ifá.
Como era habitual, Orunmila antes de começar sua jornada, foi a
Encontrar-se com os seus sacerdotes, que fizeram adivinhação.
Nenhuma outra firma de Ifá foi vista mais que obara ògúndá.

Babalawo interpretou o verso e disse que iria para uma viagem a um
Lugar distante. ” há muita fortuna para ti no caminho e no lugar.

Mas você deveria oferecer sacrifício de forma que as fortunas impliquem um crescimento monumental na tua vida “, Previram Os babaláwos. ” o que são essas coisas que tenho que sacrificar?”
Perguntou Orunmila. ” centenas de ratos, centenas de peixes, pássaros
E animais “; Disse o babalawo.

Orunmila ofereceu o sacrifício e todas as coisas foram bem. Pouco depois, saiu para a terra De Àsedó. Tinha viajado já longe quando as nuvens de repente ficaram pretas e começaram a baixar chuva forte.
” onde me esconderei? Não passei por nenhum povo, e a cidade à qual estou dirigindo está ainda a uma longa Distância “. Orunmila pasmou e partiu a correr à espera encontrar a casa de um fazendeiro para se refugiar.

Enquanto corria, sentiu o cheiro a fumo e tentou ver na atmosfera obscurecido para rastrear a origem do mesmo.

Viu uma pequena cabana e correu para ela. Antes de cobrir metade da distância, a chuva começou a apertar e ficou encharcada em segundos, mas ele as conseguiu chegar.

Ao entrar, encontrou-se com uma mulher linda cozinhando no fogo. Ela cumprimentou calorosamente, removendo rapidamente o peso da cabeça de Orunmila. ” de onde vens para sair com esta chuva?” Orunmila lhe explicou que se dirigia à cidade de àsedó onde havia sido convidado
Pelo Rei.

Ela terminou cedo de cozinhar e ambos comeram até que se encontraram. ” onde estão os outros?” Perguntou
Orunmila, tendo em conta que ninguém mais tinha aparecido no meio
da densa floresta.

” Eu sou a única aqui, em breve sairei para a cidade “, Ela disse. Orunmila, vendo isso como uma chuva não abrandou;
Ele resolveu ficar com ela até o dia seguinte.

Pela noite, fizeram o amor apaixonadamente.
Orunmila levantou-se cedo no dia seguinte para sair.
Enquanto tentava dar conhecer a mulher, perguntar as questões pertinentes e como podem ver outra vez.

Ele se viu uns adesivos brancos em sua pele e os cotos (com poucos dedos). “Ela é uma leprosa”. Orunmila cortou o saudável, e segurando sua mala debaixo de sua axila, pôs os pés em polvorosa para a cidade de àsedó.

Nem sequer perguntou o nome da mulher.
Quando Orunmila chegou a àsedó, começou a fazer adivinhação para o rei e todos os habitantes.

A vez que realizava a adivinhação, eles estavam oferecendo sacrifícios; os doentes foram curados, as mulheres estéreis tornaram-se mães, as crianças estavam crescendo.

Em alguns casos, Ifá falava sobre suas filhas que deveriam ser dadas a um babalawo com algemas.

Poucos meses depois do encontro, ela descobriu que estava grávida, mesmo que ela não tinha tido sexo com nenhum outro homem. Ela esperou ouvir de Orunmila cerca de dois anos.

Ela estava decepcionada e muito zangada. Todas as manhãs, ela vertia água na frente dela e duras maldições para o homem que a engravidou.
Entretanto orunmila ficou na terra de àsedó durante muitos anos com suas novas esposas sem que nenhuma delas ficasse grávida.

Ele tentou de todas as maneiras mas não foi capaz. ” isto é o mesmo que tenho feito para todos na cidade, e todas elas ficaram grávidas.

Por o que eu deveria ser estéril?

Ele se envergonhou e decidiu visitar outro sacerdote de Ifá.

Quando a assinatura de Ifá lhe foi lida, foi-lhe disse que a inabilidade de suas esposas para ficar grávidas era devida a algum assunto que não terminou em um determinado local. ” há uma certa pessoa que está jogando maldições sobre tua cabeça “

Disse-lhe a Orunmila.
E a menos que o assunto se acabe, e as maldições se eliminem, nenhuma das tuas algemas vai ficar grávida “
Orunmila não recordava a mulher leprosa, mas ele ofereceu os sacrifícios prescritos pelo babalawo.
Ele ofereceu cada uma das 16 prescrições de Ifá.

Depois de completar o trabalho diário, o sacrifício levou à mulher do interior dos espessos florestas a partir para o povo, segurando a mão da menina que tinha para Orunmila. ” Ele me disse que ia para a cidade de àsedó.
Vamos e o procuramos lá, pelo menos serei capaz de reconhecer “, Pensou ela.

O mesmo sacrifício também ir coincidindo com o dia em que o rei estava organizando uma grande festa para orunmila que estava prestes a sair para oke Ìgètí, na Ile Ife.

Enquanto Orunmila caminhava ao lado do Rei, acompanhado por centenas de outros seguidores aos que ele tinha ensinado e iniciado em Ifá na cidade de àsedó.
Tambores e todos os habitantes da cidade estavam dançando. De longe, a mulher leprosa viu a orunmila despedindo-se de todo o mundo feliz. Ela reconheceu Orunmila como o pai da sua filha.

Ela se abriu passagem entre a multidão até que se encontrou perante orunmila. ” o que você me fez mal “,

Ela disse, obstruindo o caminho de Orunmila. ” este menino é o resultado de nossas relações sexuais há dois anos “.

As lembranças se acenderam na mente de Orunmila e ele rapidamente relacionou a mensagem de seu babalawo com o encontro que teve com a mulher.

Se mergulhou em seus pensamentos. Os guardas foram logo para segurar a mulher mas orunmila os parou. ” por favor pegue e limpa-a para mim. É uma longa história “, Disse perante a desânimo da multidão.
Foi assim que orunmila levou a mulher incluindo a criança a Oke Ìgétì. Ao chegar, chamou a todos os babaláwos de Ile Ife para que o ajudasse a curar a mulher. ” Ela é minha esposa e é uma situação embaraçosa para mim e meu pequeno filho.

Disse Orunmila. Num abrir e fechar de olhos, os babaláwos trouxeram
Diferentes tipos de medicamentos, àkóses (medicamentos), e muitas
outras preparações.

Orunmila as recolheu todas e as usou de acordo com as prescrições. Milagrosamente a lepra desapareceu e os dedos da mulher foram milagrosamente restaurados. Nesse mesmo ano, as quatro esposas que vieram com Orunmila da cidade de àsedó ficaram grávidas.
Nove meses mais tarde, todas tiveram meninas.

Já que a filha de da mulher leprosa era uma menina também, as cinco cresceram juntas para amadurecer completamente.

Orunmila então chamou todos os babaláwos que anos contribuíram com
remédios e preparações que finalmente levaram a curar a Leprosa. ” Tomai, esta é a vossa parte. Essa é a filha da mulher cuja lepra ajudaram a curar.

Ela é a vossa nova mulher a partir de agora “, Disse-lhes, um atrás do outro.

Eles são os “Omo já ti a pa été bi” (menina resultante da cura da Lepra).

Esta é a origem do outro nome “Apètèbí” dado às esposas dos babalàwos.

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