Òsùmàrè

Orisá  de culto muito extenso e secreto pelos Babalawos, que quase desconhecido em terras brasileiras,pois possui

múltiplas funções que praticamente esquecidas.

Orisa da mobilidade, atividade,senhor de tudo que é alongado, o cordão umbilical esta sob seu domínio, símbolo da

continuidade, saúde e permanência.

Orisá masculino da felicidade, boas noticias , bons presságios.

Era um reconhecido Babalawo (Pai do Segredo).

Diante de sua sapiência, prestava serviços somente ao Rei da cidade de Ifé, que de certa maneira o explorava de forma

contumaz.

Para o Rei de Ifé, o fato de Òsùmàrè ser o seu Babalawo pessoal já era o grande pagamento pelos serviços que ele lhe

prestara, afinal ele era o Rei e, muitos queriam estar no lugar de Òsùmàrè, razão pela qual dava pequenas esmolas ao

sábio Babalawo, que em nada ajudavam em seu sustento.

Assim, mesmo sendo o Babalawo do Rei, Òsùmàrè estava passando por grandes dificuldades e já não conseguia

sustentar a sua família.

Dessa forma, resolveu consultar Ifá  para outras pessoas e não somente para o Rei, assim ele conseguiria novamente

poder oferecer uma vida melhor à sua esposa e filhos.

Contudo, o Rei de Ifé não aprovou o que Òsùmàrè estava fazendo e, solicitou que fosse ao seu palácio.

O Rei disse a Òsùmàrè que ele poderia estar feliz consultando Ifá para as outras pessoas, mas ele o Rei, estava

insatisfeito e, por isso, não iria mais lhe “pagar” e não queria mais que ele fosse o seu Babalawo.

Òsùmàrè ficou desesperado, pois ele sabia que bastava uma ordem do Rei e ninguém iria procurar pelos seus serviços.

No mesmo dia a Divindade da Riqueza e Prosperidade Olokun Seniade, ordenou que todos os Babalawos da cidade

fossem até o seu reino, para saber o que deveria fazer para ter filhos.

Apesar da grande experiência dos Babalawos que lá estavam, nenhum conseguiu responder à Olokun Seniade aquilo que tanto lhe tirava o sono.

No entanto, alguém lhe disse que Òsùmàrè, o Babalawo pessoal do Rei de Ifé não estava presente, recomendando-lhe

que procurasse a ajuda dele por desencargo de consciência.

Assim Olokun Seniade o fez, ordenou à um mensageiro que fosse buscar Òsùmàrè no palácio do Rei de Ifé.

Chegando lá, o Rei afirmou que havia dispensado os serviços de Òsùmàrè, pois ele não lhe servia mais.

O mensageiro de Olokun Seniade percorreu às ruas de Ifé, perguntando por Òsùmàrè, até que finalmente ele o encontrou, o levando até o palácio de Olokun.

Chegando lá, Òsùmàrè consultou Ifá e disse para Olokun que teria filhos bonitos e fortes, mas que para isso, seria

necessário realizar uma determinada oferenda.

Como forma de gratidão e agradecimento, Olokun convidou Òsùmàrè para ser o Babalawo do seu palácio, que ele seria

reconhecido e valorizado pelo seu grande conhecimento.

Olokun presenteou Òsùmàrè com aquilo que tinha de mais precioso, as sementes do dinheiro (Owo Eyo – Búzios) e com

um pano colorido.

Olokun Seniade disse à Òsùmàrè que, sempre que ele usasse aquele pano, as suas cores refletiriam no céu, nascendo

dessa forma, o Arco-Íris.

Òsùmàrè nos mostra que apesar das dificuldades que parecem insolúveis, sempre existe a possibilidade de uma

reviravolta em nossas vidas.

Mostra ainda a razão de o Arco-Íris representar o nosso Pai Òsùmàrè, bem como, a razão da utilização dos búzios por

ele e seus filhos, um grande presente de Olokun.

Asé.

error: IFA DIZ NO ODU ODUNDARETE: QUEM IMITA FRACASSA!